| INICIAL  |  ARTIGOS  | DINÂMICAS | CONCURSOS BÍBLICOS  | BRINCADEIRAS | PALESTRAS PRONTAS | DEBATES BÍBLICOS |
 | MEGA GINCANA BÍBLICA | LOJA DO JOVEM CRISTÃO | QUEM É ELISEU BAYER  | BLOG|  CONTATO |


DINÂMICAS PARA JOVENS E ADOLESCENTES
 


Conheça Aqui:




Cadastre e receba de GRAÇA, muitas dicas e idéias para você trabalhar com os jovens de sua igreja
E-mail
1º Nome
Sobrenome



http://www.linkws.com


MEGA GINCANA BÍBLICA
Segredos para organizar uma
 Mega Gincana Bíblica estratégica para Jovens Cristãos. Uma idéia muito interessante. Vale a pena conhecer.

Clique aqui e Saiba mais



PALESTRAS PRONTAS PARA JOVENS CRISTÃOS
Como apresentar Palestras com Excelência em igrejas, retiros e acampamentos de Jovens
Clique aqui e Saiba mais



DEBATES BÍBLICOS PRONTOS PARA
JOVENS CRISTÃOS
Como realizar Debates Bíblicos para Jovens Cristãos
Clique aqui e Saiba mais



Veja Aqui: Palestras Prontas para Jovens:

Namoro, Noivado e Casamento,

Como ser um Jovem Cristão Livre

Como ser um Jovem Cristão de Influência"


Descubra Aqui:
Como Organizar uma Mega Gincana Bíblica Estratégia para Jovens Cristãos


Veja também: "Como Organizar um Debate Bíblico para Jovens Cristãos em forma de gincana com perguntas e respostas da Bíblia de maneira diferente, criativa e  interessante"
Saiba Mais


Saiba onde encontrar mais Materiais Interessantes para Líderes de Jovens.
Saiba Mais



A Rádio do Jovem Cristão


Conheça o BLOG
IDÉIAS PARA JOVENS
Ideias e Notícias atualizadas para Jovens Cristãos

Clique aqui e conheça a
 Loja do Jovem Cristão
Muito Interessante para Jovens e Adolescentes


Palestras Prontas para Jovens Cristãos: Como apresentar palestras com Excelência em igrejas, retiros e acampamentos.
Saiba mais

Debates Bíblicos Prontos: Como realizar Debates Bíblicos para Jovens Cristãos
Saiba mais

Mega Gincana Bíblica: Segredos para organizar uma Mega Gincana Bíblica estratégica para Jovens Cristãos
Saiba mais


Conheça Agora Nossa
 Revista Gospel


Notícias
de Retiros e Acampamentos

No Retiro 2013 em Martinópolis-SP: Eliseu Bayer ministrou uma poderosa Palestra aos Jovens da Igreja Assembléia de Deus - Madureira. (Saiba Mais - Veja Matéria Completa)
(Veja Aqui as FOTOS dos Momentos Marcantes da Extraordinária Palestra )

No Retiro 2013 da UMADPREV: Pb. Eliseu Bayer ministra mais uma Palestra Interessante aos Jovens (Saiba Mais - Veja Matéria Completa)



 



A Rádio do Jovem Cristão


DICAS GRÁTIS: Programação para Retiro de Jovens e Adolescentes

BOAS NOTÍCIAS

Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

Desenvolvimento:

1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.

2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.

3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.

4- Avaliação

. Para que serviu a dinâmica ?

. O que descobrimos acerca dos demais ?


INTEGRAÇÃO

Destinatário: grupos de jovens  que convivem há algum

Tempo: Se o grupo for muito numeroso trabalha-se em equipes.

Material: uma folha de papel e um lápis para cada participante,

flanelógrafo e percevejos.

Desenvolvimento:

1- O animador conta uma história, a partir de desenhos. Numa pequena igreja da cidade, existe um grupo de jovens que se reúne, semanalmente, há um ano. realizam, constantemente, jornadas e encontros para convívio e gostam muito de cantar. Em suas reuniões, refletem sobre os temas da atualidade. A assistência, entretanto, não é muito boa e mesmo os que participam de maneira constante são muito desunidos. O animador, freqüentemente, se pergunta: “Que fazer com o grupo”?
 

2- Após este relato, convida os participantes a procurarem identificar as prováveis causas que, a seu ver, geram a desunião no grupo, assim como as possíveis soluções. Um secretário toma nota. Pode-se trabalhar em equipes formadas por três ou quatro pessoas.
 

3- As equipes manifestam suas respostas em plenário. Os demais participantes podem questioná-los ou pedir esclarecimentos. As respostas coincidentes vão sendo afixadas num flanelógrafo: de um lado as causas e, de outro, as soluções. O importante é que se chegue a elaborar um programa de ação, que seja resultado da contribuição de todos.
 

4- Avaliação:

. Qual o ensinamento extraído desta dinâmica para o grupo ?

. A história tem alguma relação com o grupo ?

. Que podemos fazer para aumentar a integração?


EVANGELHO EM PEDAÇOS

Participantes: 10 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 30 minutos -

Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate. -

Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia. -

Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos. -

Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.


GUIA DO CEGO

Participantes: 10 a 20 pessoas -

Tempo Estimado: 45 minutos

Modalidade: Crescimento Individual. -

Objetivo: Compreender a importância dos outros no crescimento individual.

Material: Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto. -

Descrição:

O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos, tais como: * Como vocês se sentiram sem poder enxergar? * Tiveram medo? Por quê? De quê? * Que acham da sorte dos cegos? Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser. Depois de algum tempo podem ser realizados os seguintes questionamentos: * Como vocês se sentiram nas mãos dos guias? * Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê? * É preferível um bastão ou um guia? Por quê?

Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que um guiará o outro. Ao final, podem-se realizar os mesmos questionamentos do passo anterior. Dentre os questionamentos finais, a todos, pode-se citar: * O que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um? * Além da cegueira física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira,ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.) * Os homens tem necessidade de guias? Quem são os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.) * Costumamos confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia? * Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê? O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39). Qual a semelhança que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade moderna? Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de conscientização?


ABRA O OLHO MEU IRMÃO

Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cassetete.

Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam? Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.


AMAR AO PRÓXIMO

Duração: 30 min.

Material: papel, lápis.

Desenvolvimento: Divida a turma em grupos ou times opostos.Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los? Encerre com uma oração. Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.


GARRAFA DA BENÇÃO

Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser re refrigerante).

Desenvolvimento: O grupo deve sentar, formando um círculo.O professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (gargalo) para alguém e, o professor dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa.A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.


JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.

Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:

Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.

Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.

Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.

Diante do coração: 3 grandes amores. (Está incluído também a família em geral)

Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.

Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.

Colocar em plenário- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37
 

Fonte: http://eventoevangelico.com.br


COMPRIMIDOS PARA FÉ

Material: Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

Coloque três copos com água sobre a mesa.
Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.
Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.

Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?
Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja?
etc..

Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)
"Vós sois o templo onde habita Deus"
"Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)


Clique Aqui para encontrar mais Dinâmicas para Jovens e Adolescentes

Saiba como receber seu Kit Completo para Líderes de Jovens e Adolescentes.
Clique aqui e tenha agora mesmo um Kit Extraordinário e Fantástico na área de liderança de Jovens Cristãos e Adolescentes.

Conheça Aqui: Palestras Prontas para Jovens: "Namoro, Noivado e Casamento", "Como ser um Jovem Cristão Livre" e ainda a Palestra "Como ser um Jovem Cristão de Influência"

Descubra Aqui: Como Organizar uma Mega Gincana Bíblica
 Estratégia para Jovens Cristãos


Veja também: "Como Organizar um
 Debate Bíblico para Jovens Cristãos em forma de gincana com perguntas e respostas da Bíblia de maneira diferente, criativa e  interessante"
Saiba Mais


Veja onde encontrar Materiais Interessantes para Líderes de Jovens.
Saiba Mais

DICAS GRÁTIS: Programação para Retiro de Jovens e Adolescentes
Saiba mais

 

 




 | INICIAL  |  ARTIGOS  | DINÂMICAS | CONCURSOS BÍBLICOS  | BRINCADEIRAS | PALESTRAS PRONTAS | DEBATES BÍBLICOS |
 |
MEGA GINCANA BÍBLICA | LOJA DO JOVEM CRISTÃO | QUEM É ELISEU BAYER  | GALERIA DE FOTOS | CONTATO |

 
 

Nossos Telefones:(18) 3271-4910 / 3271-7051 / 9616-7190 / 9635-1224

Contato: eliseubayer@bol.com.br    Site Principal: www.ideiasjovemcristao.com.br

Suporte ao Cliente: Clique Aqui      Nosso Chat On-line
 

 

Buscas Recentes: 

Idéias para jovens | Líder de Jovens | Gincana Bíblica | Caçada ao Tesouro | Ferramentas para líder de jovens evangélicos | | Ganhe grátis |
Loja Gospel| Debates Bíblicos para Jovens Cristãos Palestras Prontas para Jovens Cristãos | Idéias para Jovens Cristãos | Loja do Jovem Cristão
|
Debates | Debates Bíblicos | Debates Prontos | Palestras | Palestras Bíblicas | Palestras Prontas | Palestras para jovens | Idéias | Idéias para Retiros | Idéias para Acampamentos | Retiro | Retiro Jovem Cristão | Retiro Espiritual | Jovem Cristão | Material para Líder de Jovens | Acampamentos | Jovem | Jovens | Adolescentes | Mocidade | Juventude | Brincadeiras para Jovens | Concurso Bíblico | Perguntas Bíblicas | Ministério de Jovens | Pastor de Jovens Grupo de Jovens | Ministério de Louvor | Congresso de Jovens Dinâmicas Dinâmicas para Jovens | Jovens em Ação | Artigos para Jovens | Namoro Evangélico |Namoro Jovem Cristão | Encontro de Jovens | Bíblia para Jovens | Livros para Jovens | CD para Jovens | DVD para Jovens |
Jovens Pregadores | Rádio Gospel | Gospel | Evangélicos | Igreja | Pastor | Cantor Gospel | Missionário | Missionária | CD de Mensagens |
Lançamento Gospel | Assembléia de Deus | Liderança Jovem Cristã | Escola Bíblica Dominical